Conhece a política dos 3R's ?

 

REDUZIR

A primeira regra a ter em conta é a Redução da quantidade de lixo produzido. Os consumidores devem adoptar comportamentos verdes, adquirindo materiais resistentes, que apresentem um maior tempo de vida útil, rejeitando tudo o que for de usar uma vez só. Devem preferir, por exemplo, toalhas e guardanapos de pano, em vez de papel, evitar comprar rolos de alumínio e de plástico, evitar o uso de loiça de papel ou de plástico, espalmar as embalagens por forma a conseguir-se uma redução significativa do volume de resíduos e escolher as embalagens para as quais exista um circuito organizado de reciclagem. As empresas, por sua vez, devem produzir menos resíduos, fabricando embalagens de menores dimensões, com menores gastos de energia e de recursos naturais.

REUTILIZAR

Reutilizar significa utilizar mais do que uma vez um determinado produto. Todos nós de uma forma mais ou menos consciente já tivemos comportamentos amigos do ambiente, nomeadamente no diferente uso que damos a certos materiais. 
Com um pouco de imaginação e criatividade podemos reutilizar materiais, dando-lhes outra funcionalidade. Uma simples lata de rebuçados pode ser aproveitada para colocar canetas, material de costura ou para decoração. As garrafas vazias de vidro ou plástico podem ser utilizadas para armazenar outras bebidas, as embalagens podem ser aproveitadas para outros fins, os electrodomésticos, os móveis, os brinquedos podem ser doados a pessoas carenciadas ou vendidos como objectos usados e as revistas, os jornais e os livros podem ser entregues em escolas, instituições, bibliotecas, centros de convívio e hospitais.

RECICLAR

A reciclagem é um processo de transformação dos resíduos em novos produtos ou matérias-primas.
Materiais como o papel, o plástico, o metal, a borracha, o vidro e a madeira, que já não satisfaçam as necessidades do seu possuidor devem ser separados selectivamente e colocados nos respectivos ecopontos.
Estes materiais entrarão assim no circuito de reciclagem, dando origem a novos objectos que seriam descartados como lixo.

 

Formulário de contacto