Energia Nuclear

Energia nuclear é um tipo de energia liberada quando acontece uma reação nuclear.

Reação nuclear significa a transformação do núcleo de determinados átomos provocando uma fissão nuclear (divisão do núcleo atômico). O urânio é um elemento amplamente utilizado na fissão nuclear. A energia obtida em reatores nucleares pode ser utilizada para produção de energia elétrica (através da reação controlada) ou de armas nucleares (considerada uma reação descontrolada porque as fissões ocorrem muito rapidamente).

Principais vantagens da energia nuclear:

·         É um combustível mais barato que muitos outros como por exemplo o petróleo, o consumo e a procura ao petróleo fez com que o seu preço disparasse, fazendo assim, com que o urânio se tornasse um recurso, comparativamente com o petróleo, um recurso de baixo custo.

·         É uma fonte mais concentrada na geração de energia, uma pequeno pedaço de urânio pode abastecer um cidade inteira, fazendo assim com que não sejam necessários grandes investimentos no recurso.

·         Não causa nenhum efeito de estufa ou chuvas ácidas;

·         É fácil de transportar como novo combustível;

·         Tem uma base científica extensiva para todo o ciclo.

·         É uma fonte de energia segura, visto que até a data só existiram dois acidentes mortais.

·         Permite reduzir o défice comercial.

·         Permite aumentar a competitividade.

As desvantagens da utilização/produção da energia nuclear:

·         As elevadas temperaturas da água utilizada no aquecimento causa a poluição térmica pois esta é lançada nos rios e nas ribeiras, destruindo assim ecossistemas e interferindo com o equilíbrio destas mesmas.

·         O risco de acidente, visto que qualquer falha humana, ou técnica poderá causar uma catástrofe, embora já existem sistemas de segurança bastante elevados, de modo a tentar minimizar e evitar que estas falhas existam, quer por parte humana, quer por parte técnica.

·         Pode ser utilizada para fins bélicos, para a construção de armas nucleares, está foi uma das primeiras utilizações da energia nuclear.

·         Ser uma energia cara, visto que  tanto o investimento inicial, como posteriormente a manutenção das energias nucleares são de elevados custos, até mesmo o recurso minério, visto que existem países que não o possuem, ou não em grande abundância, tendo assim, que comprar a países externos.

·         Caso ocorra um acidente, as consequências deste iram fazer-se sentir, visto que a radioactividade continuará a ser libertada durante vários anos.

·         Necessidade de isolar a central após o seu encerramento;

·         Dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;

Formulário de contacto