Dicas para aliviar o peso da fatura energética

 

Os gastos com casa e energia são hoje a categoria que mais dinheiro tira da carteira dos portugueses. Estas responsabilidades “roubam” às famílias 31,9% do seu orçamento, segundo as contas do INE.

Também por toda a casa estão espalhadas fontes de poupança que, quando combinadas, resultam em muito dinheiro posto ao bolso. Da iluminação aos eletrodomésticos, passando pelas tomadas ou janelas, há alternativas igualmente (ou mais) eficazes às convencionais.

Eletrodomésticos

Na compra de qualquer eletrodomésticos, opte por aqueles que apresentam melhor eficiência energética (classe A+). Se o fizer em cada um dos eletrodomésticos, terá uma poupança anual de 30 euros/ano em cada um.

A maneira mais eficaz de poupar com a máquina de lavar é aderir à tarifa bi-horária e programá-la para trabalhar nos horários mais económicos.

No caso do esquentador ou caldeira, aqueles que incluem a tecnologia de condensação são mais vantajosos. Essa pequena diferença é o suficiente para poupar 30 euros/ano.

Quanto ao forno, desligue-o cinco a dez minutos antes de terminar a cozedura, para aproveitar o calor residual. Enquanto o forno perde calor, os seus alimentos acabam de cozinhar e poupará energia. O mesmo se aplica à placa do fogão, onde deve tentar cozinhar com pouca água e com o recipiente o mais tapado possível.

Sobre o micro-ondas, utilize-o apenas para aquecer e não para descongelar alimentos.

Aquecimento

Tenha desde logo em conta que o consumo de energia aumenta cerca de 7% por cada grau de aumento de temperatura.

As janelas podem ajudar a poupar no aquecimento da casa. Se investir numa caixilharia PVC, com vidros duplos e uma boa dose de estanquidade, vai evitar fugas. O mesmo se aplica à cobertura da casa. Um isolamento térmico apropriado trará maior eficiência no desempenho térmico e poderá poupar na climatização.

Se tem lareira, vale a pena investir num recuperador de calor, que gasta muito menos do que uma lareira aberta. Caso use aquecedores, programe-os para funcionarem apenas durante o horário económico caso use a tarifa bi ou tri-horária. Essa pequena alteração pode garantir uma poupança de 35 euros/ano.

Iluminação

A iluminação representa 9% da energia total consumida. Evite desde logo deixar as luzes ligadas sem precisar delas e troque as lâmpadas por soluções mais económicas, que podem reduzir até 80% do consumo de energia elétrica em iluminação.

Considere sobretudo as lâmpadas LED: apesar de serem mais caras, o investimento compensa devido ao baixo consumo, maior tempo de vida, durabilidade e resistência às vibrações. Além de tudo isto, reduzem a emissão de calor e não contêm mercúrio, bastante nocivo para o meio ambiente.

Aparelhos

O maior dos erros nesta matéria é o consumo em modo standby, em que os aparelhos não estão a ser usados, mas continuam a gastar energia. Escolha fichas com múltiplas entradas e com botão que lhe permita desligar a tomada única.

No que toca aos dispositivos móveis como o tablet, computador ou telemóvel, não deixe os carregadores nas tomadas. Mesmo não estando a carregar, o facto de estarem ligados fá-los gastar energia na mesma.

Encontrar os melhores preços

Além dos simuladores já existentes em sites como o da Endesa, EDP ou Deco, também o governo vai lançar, ainda este ano, a plataforma online Poupa Energia, que vai permitir aos consumidores de eletricidade e de gás natural compararem diferentes tarifários e mudar de fornecedor de energia.

Notícia retirada do Dinheiro Vivo

Formulário de contacto