Ciclo da Água

O ciclo da água

 
 
 
1 - Evaporação
A água dos oceanos, mares, rios, ribeiras e lagos por ação do sol evapora-se (passa do estado líquido para o estado gasoso) e o vapor de água que se forma por ação da gravidade sobe para a atmosfera.
 
2 - Evapotranspiração
Os animais e plantas, por um processo chamado  evapotranspiração, também libertam vapor de água para a atmosfera.
 
3 - Condensação
Na atmosfera, o vapor de água arrefece. Este processo designa-se por condensação, isto é, o vapor transforma-se em gotas de água, formando as nuvens.
 
4 - Precipitação
Quando as nuvens passam por zonas frias a condensação aumenta originando a precipitação. Esta pode ser sob a forma de chuva, neve, granizo ou nevoeiro.
 
5 - Infiltração 
Quando ocorre a precipitação, uma parte da água da chuva (ou neve, granizo, nevoeiro) cai diretamente nos oceanos, rios, ribeiras e lagos, outra escorre à superfície e ainda outra infiltra-se no solo. Uma parte da água evapora mal cai no solo, especialmente em áreas aquecidas fechadas ou impermeabilizadas como as estradas asfaltadas, os parques de estacionamento e os telhados dos edifícios.
Da água que se infiltra no solo, uma parte é absorvida pelas raízes das plantas, outra abastece as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos (aquíferos).
 
 
Sol
Através da acção da energia solar, o grande motor do circuito contínuo da água, e da respiração e transpiração dos seres vivos, a água regressa novamente à atmosfera.
Assim, o ciclo repete-se vezes e vezes sem parar...
 
Veja um vídeo sobre o Ciclo da Água:    https://www.youtube.com/watch?v=We5jTBaInc8   
 
 

 

Formulário de contacto