As energias Renováveis

O que são energias renováveis?

 

 

 

As energias renováveis são aquelas que são obtidas de fontes naturais, e portanto são consideradas inesgotáveis e não poluentes. São encaradas como uma alternativa ao uso excessivo dos combustíveis fósseis (uma vez que estes são uns dos principais causadores da poluição).

 

Biomassa - corresponde ao grupo das energias renováveis que é obtida através da combustão de matéria orgânica, podendo esta ser de origem animal ou vegetal.

A nível energético, a biomassa provém de várias matérias-primas:

·         Madeira (64%);

·         Resíduos Municipais Sólidos (24%);

·         Resíduos Agrícolas (5%);

·         Gases (5%);

·         Resíduos de produção alimentar, plantas, algas e outros (2%).


No sentido de se obter energia, estas matérias-primas podem ser utilizadas de duas formas:

·      Diretamente – Consiste na queima direta das várias matérias-primas, obtendo-se calor;

·     Indiretamente – Corresponde à produção de eletricidade, de biocombustíveis e de biogás.

Biogás - Pode ser classificado como biocombustível por ser uma fonte de energia renovável, sendo uma forma de obter energia que pode auxiliar o ser humano a depender menos dos combustíveis fósseis. A decomposição da fração orgânica dos resíduos depositados em aterro forma um gás incolor e insolúvel em água − o biogás.

Quais são as matérias-primas para produção de Biogás?

      Dejetos animais;

      Resíduos agrícolas;

      Resíduos industriais.

Dejetos de animais como por exemplo: suinocultura, pecuária e avicultura.

Resíduos agrícolas como por exemplo: cascas, folhagens e palhas, restos de cultura.

Resíduos industriais como por exemplo: bagaços, descartes, efluentes e gorduras, Restos de restaurantes, efluentes industriais com elevada carga orgânica, entre outros.

O biogás vai ser produzido através de um biodigestor orgânico onde vai ocorrer uma gaseificação - processo que transforma os combustíveis sólidos ou líquidos numa mistura combustível de gases.

 

A gaseificação envolve basicamente os seguintes processos:

·         A secagem ocorre durante o aquecimento do combustível.

·     A  desvolatilização inicia-se a pelo menos 300ºC, que é quando ocorre vaporização das partes voláteis e se inicia a fragmentação das partículas sólidas.

·         A combustão necessita de uma fonte de calor e oxigénio. Este processo pode ocorrer a temperatura entre os 400ºC a 900ºC.

Utilização do Biogás:

·         O biogás pode ser usado como gás combustível em substituição ao gás natural ou gás liquefeito de petróleo (GLP).

·         O biogás é utilizado na geração de energia elétrica, através de geradores que por sua vez pode ser transformada em energia térmica.

·         A eliminação dos resíduos da propriedade rural, os restos/excessos podem ser utilizados como adubo.

Vantagens da utilização do Biogás:

·         É considerada uma fonte limpa de energia;

·         É um importante substituto para os combustíveis derivados de petróleo (gasolina e diesel);

·         Através de geradores, pode ser usado para geração de energia elétrica;

·         Os agricultores que podem vender o biogás;

·         A produção de lixo orgânico pode ser revertida na geração de energia limpa. Portanto, dá uma finalidade útil aos aterros sanitários;

·         Possibilita a geração de fertilizantes;

·         É uma alternativa ao uso do GLP (gás de cozinha);

·         Evita a poluição do meio ambiente com os dejetos orgânicos, sobretudo das águas e do solo;

·         Combate o aquecimento global;

·         Elimina os maus odores dos dejetos animais;

Desvantagens da utilização do Biogás:

·         O sistema de armazenamento é complexo e de valor elevado.

·         Há emissão de Dióxido de Carbono (CO2).

·         É um processo muito demorado.

Energia Eólica é uma energia renovável que provém da força do vento. Por outras palavras, a energia eólica é, nada mais nada menos, do que a transformação da energia cinética do vento para energia mecânica e, posteriormente, em energia elétrica.

A título de curiosidade, o termo eólico vem do latimaeolicus, o que significa «pertencente ou relativo a Éolo», deus dos ventos na mitologia grega.

Energia Geotérmica  ou geotermal - é a energia obtida a partir do calor interno da Terra, podendo ser aproveitada em variados locais:

·         Zonas de atividade vulcânica;

·         Zonas onde existam águas ou rochas a temperatura elevada;

·         Zonas próximas de câmaras magmáticas.

 

Energia hídrica - é aquela que utiliza a força cinética das águas de um rio para mover uma turbina hidráulica e, assim, produzir energia elétrica.

 

Muitos pensam que a energia das marés e a energia das ondas são um mesmo tipo de energia. Porém, tal não é verdade, pelo que vamos explicar no que é que cada um destes tipos de energia consiste.

.

A energia das marés, ou maremotriz, é a energia contida no movimento de massas de água dos oceanos entre marés (alta e baixa).

A água dos oceanos terrestres, ainda que imensa á nossa escala, não está estática, antes pelo contrário. Todos os dias enormes massas de água se deslocam nos oceanos, originando as marés alta e baixa, perceptíveis somente nas regiões litorais.

Mas o que é que faz com que tamanhas quantidades de água se movimentem?

A principal responsável pela alteração do nível da água dos oceanos é a Lua.

A elevação do oceano no lado da Terra virado para a Lua é causada devido á atracão que a Lua exerce sobre a água, puxando-a na sua direção, enquanto que a elevação no oceano no lado oposto é provocada devido á atracão que a Lua exerce sobre a Terra ao atrai-la para si, puxando-a em relação á água.

Durante 12 horas do seu período de rotação, a Terra gira 180 graus, enquanto que a Lua, nesse mesmo período de tempo, gira 6 graus em torno da Terra. Desta forma, e tendo em conta a elevação da água em lados opostos do planeta no mesmo instante e a rotação da Lua, qualquer cidade situada no litoral irá verificar a ocorrência de uma maré-alta a aproximadamente cada 12 horas e 25 minutos.

Contudo existem ainda outras forças a atuar sobre os oceanos, pois para além de existir a alternância entre marés, a própria altura das marés (relativamente a um valor médio) também varia, dependendo isto não só do efeito que a Lua tem sobre a Terra, mas também do Sol.

Quando há Lua Nova ou Lua Cheia, as forças gravitacionais do Sol estão na mesma direção da Lua, o que leva a que as águas dos oceanos sejam atraídas com uma maior força, produzindo marés mais altas. Já quando a Lua se encontra em quarto crescente ou minguante, as forças gravitacionais do Sol estão em direções diferentes das da Lua, o que faz com que elas se anulem parcialmente, originando marés mais baixas.

Energia Solar - é a grande fonte de energia do nosso Planeta, embora seja quase sempre utilizada indiretamente sob a forma de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, etc.), biomassa florestal, energia hídrica, energia eólica, energia das ondas, …

 

A energia solar é única que provém do uso direto da energia libertada pelo Sol.

Porém, o que é a Energia Solar?

Energia Solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol, sendo esta posteriormente utilizada pelo homem quer para aquecimento de água, quer para a obtenção de energia elétrica.

.A energia solar pode ser aproveitada de duas formas:

·         Energia solar fotovoltáica – É aquela em que se verifica a transformação da energia solar em energia elétrica através do fenómeno do efeito fotovoltáico;

·         Energia solar térmica – É aquela em que se verifica a transformação de energia solar no sentido de se aquecer um fluido, ou gás. Este fluido, ou gás, será depois utilizado para aquecer um outro fluido (normalmente, água).

·         Os coletores solares são o coração de um sistema de aquecimento solar, sendo utilizados para absorver e converter a maior quantidade de radiação solar disponível em calor e transferir esse calor com o mínimo de perdas para o resto do sistema.

·         Existem diversos tipos de coletores, cada um com o seu próprio design, apresentando cada um deles custos e performances específicos.

 

·         Sabendo então o que é um coletor, como se produz energia solar térmica?

·         Quando a radiação solar é absorvida por um coletor solar, este é responsável pela transferência da sua energia para um fluido primário (água, óleo,  etc.), aquecendo-o.

·         De seguida, e como esse fluido se encontra em circuito fechado, este é obrigado a transferir a sua energia para o fluido que se encontra no reservatório térmico acoplado ao coletor. Esse fluido, caso for água, vai depois aquecer, obtendo-se assim água quente.

 

 

 

Formulário de contacto